Ser agente de pastoral é uma graça

Ser agente de pastoral também é uma vocação, que envolve o serviço aos outros e a intimidade com Cristo.

Você já ouviu aquele ditado de que só podemos dar o que temos? Então, o agente de pastoral é chamado a ser sinal de Deus para o outro. Porém, antes disso, precisa ter um encontro pessoal e constante com Cristo. Embora tenha muitas responsabilidades, essa missão também é uma graça, porque proporciona a vivência dessas duas realidades.

Ou seja, para o agente de pastoral, a intimidade com o Mestre e o serviço na comunidade devem andar lado a lado. Em relação a isso, em uma de suas catequeses sobre a oração, o Papa Francisco nos lembra que devemos rezar a todo instante, em tudo que fazemos.

“Assim, os tempos dedicados a estar com Deus reavivam a fé, que nos ajuda na realidade da vida, e a fé, por sua vez, alimenta a oração, sem interrupção. Nesta circularidade entre fé, vida e oração, o fogo do amor cristão que Deus espera de cada um de nós mantém-se aceso”, comentou o Santo Padre.

Não podemos esquecer que ser agente de pastoral também é uma vocação. É a partir dos momentos em que rezamos que podemos dizer, assim como Samuel: “fala, pois teu servo escuta” (Sm 3, 10).

Daí em diante, o Senhor nos abre os ouvidos para compreender qual é nosso lugar na Igreja. Além disso, nos recorda que recebemos muitos talentos. Desse modo, enraizados na amizade com Ele, devemos colocá-los à disposição da obra divina.

Discipulado e missionariedade do agente de pastoral

Provavelmente, você conhece a passagem do Evangelho em que Jesus visita Marta e Maria, irmãs de Lázaro (Lc 10, 38-42).

Na presença do Mestre, a primeira estava empenhada em muitos serviços, tentando oferecer a melhor hospitalidade. Já a segunda estava totalmente envolvida nas palavras que eram ditas por Cristo, sentada aos pés dEle.

Essa atitude parece gerar um certo incômodo em Marta, que pergunta a Jesus: “Senhor, a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço?”.

Ele, porém, responde: “Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.

Esse é o equilíbrio que, muitas vezes, o agente de pastoral precisa encontrar. Mesmo em meio às obrigações do cotidiano e à necessidade de cumprir o serviço, não pode deixar de lado a espiritualidade que permeia essa missão.

Marta não estava errada em querer oferecer o melhor. Contudo, se deixou absorver de tal modo pelos afazeres, que estava colocando em 2º lugar o que realmente importava: estar na presença do Senhor.

Por isso, o agente de pastoral deve viver estas duas dimensões:

• A ação de Marta, com firme disposição para servir e acolher a todos;

• A contemplação de Maria, com o coração centrado na Palavra de Deus.

Assim, as irmãs nos apontam um caminho a seguir.

“Devemos associar essas duas atitudes: por um lado, o “estar aos pés” de Jesus, para ouvi-lo enquanto nos revela o segredo de todas as coisas; por outro, estar atentos e prontos para a hospitalidade, quando Ele passar e bater à nossa porta, com o rosto de um amigo que precisa de um momento de descanso e fraternidade” (Papa Francisco).

O zelo apostólico

Para exercer essa missão, também devemos ter os olhos fixos em uma verdade. Todo o serviço que realizamos, em qualquer lugar, mas especialmente na igreja, deve ser feito para Cristo e com Ele.

Ao discursar para bispos, religiosos, seminaristas e catequistas, em uma viagem que fez no início deste ano, o Papa destacou a necessidade de manter o zelo apostólico. Francisco reconheceu que há dificuldades, entretanto, pontuou que é preciso perseverar com ânimo.