Como crescer na devoção à Santa Rita de Cássia?

Saiba como ter a padroeira das causas impossíveis como uma grande amiga e intercessora no Céu.

Você já ouviu falar dela, gostou do pouco que conheceu de sua história, chegou a pedir a intercessão, mas não sabe como crescer na devoção à Santa Rita de Cássia? Então esse post é para você! Preparamos uma lista com 6 dicas de como estreitar essa amizade. Porém, antes de chegarmos lá, precisamos entender a importância dessa relação.

Na Igreja Católica, contamos com a Comunhão dos Santos. Isso consiste na união entre os que já estão no Céu, os que estão sendo purificados no purgatório e nós, viventes, todos unidos em Cristo.

É com base nisso que rezamos pelos falecidos, por aquele amigo ou familiar e que pedimos a intercessão dos Santos. Também por esse motivo, podemos ofertar nossos sacrifícios, indulgências e comunhões em favor dos nossos irmãos.

Leia também:
Devoção, adoração e veneração: conhecendo nossa fé

Falando dos Santos, podemos trazer um pouco para nossa realidade. Veja: se quero pedir algo a alguém de quem não sou tão próximo, posso pedir ajuda a um amigo, que tenha mais intimidade com a outra pessoa, para que converse com ela, certo? Desse modo, pode ser mais fácil de conseguir o que preciso.

Do mesmo modo, podemos pedir a ajuda dos Santos, que já partilham da glória dos Céus e estão em grande intimidade com Deus, para que roguem por nós a Jesus. Então, ter um Santo de devoção é ter um amigo no céu

Conhecida como a padroeira das causas impossíveis, Santa Rita pode ser uma grande intercessora por você. Basta procurá-la. Como? Confere só!

#1 Conheça a história de Santa Rita

Para desenvolvermos uma amizade com alguém, precisamos conhecê-la. Então, se quisermos ter Santa Rita como amiga, devemos buscar nos aprofundar em sua história. Para isso, você pode buscar livros e filmes sobre a trajetória dela, que, mesmo marcada por sofrimentos, transbordava amor.

Uma outra opção é pesquisar conteúdos na internet, em sites católicos e confiáveis, e nos acompanhar por aqui e nas redes sociais. Inclusive, você já conferiu nosso infográfico: “O que podemos aprender com Santa Rita de Cássia”? Se não, é só clicar aqui e baixar. Vale a pena!

#2 Faça periodicamente a novena de Santa Rita

Rezar para Santa Rita de Cássia é nossa forma de conversar com ela e pedir sua ajuda. Além disso, por meio da novena, temos a oportunidade de meditar sobre os acontecimentos da vida dela e, assim, enxergar a ação da graça e misericórdia.

Logo, você não precisa esperar o dia da Santa se aproximar para que possa começar a rezar a novena. Pode escolher alguns meses do ano e, desses, separar nove dias para esse momento mais profundo de oração. Que tal já iniciar hoje, para não esquecer? É rapidinho!

#3 Tenha um quadro ou imagem da Padroeira em casa

Ter uma imagem de Santa Rita em casa é ter uma lembrança de sua incansável intercessão. Nesse caso, não se trata de “adorar imagens”, mas simplesmente de ter uma recordação de alguém que soube unir-se ao Cristo crucificado. Essa representação deve sempre direcionar nosso olhar para Deus e nos impulsionar na busca pela santidade.

#4 Frequente santuários dedicados à Santa

O Santuário original de Santa Rita, que guarda várias relíquias, está localizado na cidade de Cássia, na Itália. Geralmente, muitos grupos, formados por centenas de pessoas, organizam peregrinações ao local. Além disso, há diversos outros Santuários distribuídos pelo mundo, inclusive no Brasil, como no Paraná, Rio Grande do Norte e em São Paulo.

No entanto, com a pandemia de Covid-19, as viagens estão com algumas restrições. Por isso, você pode buscar lugares próximos de onde mora, como Paróquias dedicadas à Santa, à exemplo da nossa. O importante é aproveitar a visita para fazer uma oração bem especial!

#5 Divulgue a devoção à Santa Rita

Divulgar a devoção à Santa Rita também é uma oportunidade para anunciar a Palavra de Deus! Ao comentar sobre a vida dela nas redes sociais, em uma roda de amigos ou em um almoço de família, várias pessoas podem se encantar pela italiana que foi tão fiel e perseverante.

Como esteve tão unida a Cristo em vida, o encontro com Santa Rita é um caminho que leva a Jesus. Por meio dela, que foi leiga e religiosa, podemos ver que a obediência, a humildade, a serenidade, o amor e o perdão são possíveis mesmo em meio às dificuldades.

#6 Seja generoso e caridoso com os mais pobres

Tanto na família, quanto no mosteiro, Santa Rita levou uma vida de entrega constante pelos outros. Ela soube enxergar o Cristo crucificado nos doentes e idosos, de quem cuidava. Em tudo, Rita oferecia o melhor e buscava se doar por amor, assim como Jesus se doou na cruz.

Portanto, hoje, todo fiel que deseja ser devoto de Santa Rita de Cássia deve ter um coração generoso e caridoso, disposto a servir os mais necessitados. Para isso, você pode ajudar sua Paróquia, participar de ações sociais de caridade, doar alimentos e roupas ou ser companhia para aqueles que estão sozinhos.

Para crescer na devoção à Santa Rita, você não precisa pôr em prática todas essas dicas de uma vez só. Porém, vale a pena escolher pelo menos uma e começar a fazê-la a partir de hoje, para, amando a padroeira das causas impossíveis, amar a Deus cada vez mais.