7 formas de expressar seu amor à Santa Rita

Saiba como agradecer e honrar a Santa das causas impossíveis, com atos de devoção.

Quando queremos demonstrar nosso amor por alguém querido, escrevemos textos, mandamos flores, preparamos um prato especial ou compramos algum presente, não é mesmo? Com os santos, nossos amigos no Céu, que já contemplam a face de Deus e intercedem por nós junto a Jesus, não é diferente. Por isso, preparamos esse post com 7 formas de expressar seu amor à Santa Rita de Cássia.

Claro, esses são gestos de agradecimento para aqueles que nos deram uma “forcinha a mais”. Porém, sabemos que todas as graças que recebemos nos são dadas por Deus. Portanto, entendemos também que todo o louvor e adoração devem ser direcionados para Ele. Sabendo disso, vamos conferir a lista?

#1 Ter uma imagem em sua casa

Ter uma imagem de Santa Rita de Cássia em casa é como ter uma foto de alguém querido em um porta-retratos. É uma lembrança constante de que aquela pessoa faz parte de nossas vidas e que podemos contar com ela.

Devoção, adoração e veneração: conhecendo nossa fé

Além disso, é também um sinal da graça e do amor de Deus, que chama todos à santidade. Na sua casa, você pode colocar a imagem em um pequeno oratório, que pode ser montado, por exemplo, em cima de uma mesinha. Esse será o lugar ideal para fazer suas orações diárias e conversar com Deus, pedindo também a intercessão da advogada das causas impossíveis.

#2 Fazer constantemente uma novena a Santa Rita

Geralmente, só lembramos da novena quando se aproxima a data em que a Igreja celebra a festa da Santa das causas impossíveis , comemorada no dia 22 de maio. Porém, você sabia que também pode rezá-la em outras ocasiões?

Basta querer, escolher um período, se comprometer e começar. Esses nove dias de oração são uma ótima oportunidade para meditar sobre a ação da graça de Deus na vida da Santa, que foi filha, mãe, esposa, viúva e religiosa.

Você pode aproveitar esse momento para conhecer um pouco mais sobre as virtudes de Rita, como a obediência e a humildade, para, assim, imitá-las. O texto da novena está disponível gratuitamente na internet.

#3 Divulgar através das redes sociais sua devoção

Sabendo de todas as graças que a devoção à Santa Rita de Cássia pode alcançar, devemos querer partilhá-la com o máximo de pessoas possível, né? As redes sociais são um ótimo caminho para isso, seja por meio das suas publicações ou, principalmente, do seu exemplo.

Fotos, vídeos e textos: todos são ferramentas muito úteis na evangelização que, por meio de Santa Rita, deve apontar para Cristo.

#4 Sempre testemunhar publicamente as graças recebidas

Um testemunho tem o poder de contagiar. Por isso, sempre que possível, compartilhe com as pessoas mais próximas, e que tiverem interesse em ouvir, suas experiências com Santa Rita.

Se recebeu alguma graça, você pode contar como seu pedido foi atendido por Deus, pela intercessão da “amante do crucificado”. Inclusive, pode narrar como tudo isso aconteceu para o seu pároco, para os companheiros de pastoral ou grupo de oração.

#5 Ser um benfeitor do Santuário de Santa Rita

Embora o Santuário original esteja localizado na Itália, você pode ajudar a manter as obras de evangelização no local mais próximo de onde mora. Auxiliar, no que for possível na sua realidade, as igrejas que levam o nome de Santa Rita é uma forma de fazer com que mais pessoas a conheçam e possam se tornar devotas.

#6 Ler biografias relacionadas à sua história

Essa também é uma boa maneira de conhecer um pouco mais sobre a história da Santa. Em meio à correria da rotina, você não precisa ler tudo de uma vez. Pode escolher um livro ou um texto específico e ler 10 minutos por dia, por exemplo, meditando sobre os aspectos da vida de Rita.

Ao conhecê-la mais profundamente, poderá ver com quais situações se identifica e pedir o auxílio necessário para passar por essas circunstâncias seguindo a Vontade de Deus. Logo, com certeza, poderá amar mais a Deus, por meio da vida da Santa.

Quer mais uma dica? Olha só esse infográfico chamado: “O que aprendemos com Santa Rita de Cássia”. Com esse material, você poderá conhecer um pouco mais sobre a família da Santa italiana, a confiança em Deus e o amor a Jesus crucificado.

#7 Peregrinar a santuários dedicados à ela, em especial a Cássia

A peregrinação rumo a um Santuário dedicado a um Santo de devoção é um costume antigo entre os católicos. Seja para cumprir promessas ou ver as relíquias, comumente, o que move os cristãos a fazerem essas viagens é o amor.

No caso de Santa Rita, o Santuário mais especial está situado na Itália, na cidade de Cássia, onde ela morreu. No local, inclusive, o corpo incorrupto dela – ou seja, que não entrou em decomposição após a morte – está conservado em uma urna e pode ser visto pelos visitantes.

Com a pandemia de Covid-19, o deslocamento entre países diferentes está um pouco mais complicado. Porém, com os devidos cuidados, ainda é possível visitar Igrejas brasileiras que levam o nome da Santa, como a situada no Rio Grande do Norte.

Agora, é só escolher qual dessas formas de expressar a devoção à Santa Rita funciona melhor para você. Lembre-se: por menor que seja, todo ato de amor é visto e reconhecido por Deus, para quem todas as nossas ações devem ser direcionadas. Que, assim como nossa padroeira, possamos amar a Cristo em cada atitude nossa, diariamente.